VÍDEO: Em meio a guerra tarifária Lula manda recado para Trump: ‘Jabuticaba’

As tarifas impostas pelos Estados Unidos que atigem divversos países, podem mergulhar o mundo em um caos econômico.
Durante uma aparição descontraída nas redes sociais neste domingo (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou de forma bem-humorada o impasse comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, provocado pela nova rodada de tarifas anunciadas pelo ex-presidente americano Donald Trump.
Em vídeo publicado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, Lula brincou que comer jabuticaba pela manhã melhora o humor e afirmou que pretende levar a fruta para Trump. Segundo ele, o gesto simboliza que, em vez de disputas comerciais, os países deveriam fortalecer os laços diplomáticos.
O comentário surge em meio à tensão causada pelo anúncio de tarifas unilaterais dos EUA sobre importações de diversos países. O Brasil foi o principal afetado, com a imposição de uma tarifa de 50% sobre seus produtos.
A medida atinge setores estratégicos da economia brasileira, como petróleo, aço, celulose, carnes, café, suco de laranja, aeronaves e máquinas para o setor de energia.
#trump #jabuticaba #tarifa #soberania #brasil #fama #famainfoco #fofoca #fofocasdosfamosos #famosos #filmes #novelas #series #livros #noticias #tiktoknews #saude #saudemental #cinema #celebridades #tv #dicas #beleza #modamasculina
♬ som original – FAMA IN FOCO
A postura adotada pelo governo brasileiro tem sido de defesa da soberania nacional, mas também de abertura ao diálogo. No entanto, o presidente Lula não descartou a possibilidade de aplicar medidas de reciprocidade, caso não haja entendimento entre os dois países até o prazo final.
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o governo editará, até terça-feira (15), um decreto regulamentando a chamada “lei da reciprocidade”. Para o Planalto, a ação de Trump possui motivação política, especialmente diante da proximidade do calendário eleitoral nos Estados Unidos.
Do total exportado pelo Brasil, cerca de 12% têm como destino o mercado norte-americano, o que pode causar impactos significativos na balança comercial. Infelizmente tais tarifas impostas pelos Estados Unidos que atigem divversos países, podem mergulhar o mundo em um caos econômico.
As novas tarifas estão previstas para entrar em vigor em 1º de agosto e também atingem países como Laos, México, União Europeia, Japão e Coreia do Sul, com percentuais que variam entre 20% e 50%.