Lula faz anúncio após conversar com Trump: “Em breve”

Lula realizou um anúncio alguns momentos depois de ter conversado com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e mais detalhes chamam atenção.
Após meses de uma tensa crise diplomática, um gesto de reaproximação entre Brasil e Estados Unidos surpreendeu o cenário político, nesta última segunda-feira, dia 6 de outubro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que conversou por telefone com o presidente americano, Donald Trump, e que os dois planejam se encontrar pessoalmente “em breve”. Com isso, ele realizou um anúncio para o público.
No perfil oficial de Lula na rede social X (antigo Twitter), ele deu detalhes da conversa de 30 minutos. “Recebi nesta manhã telefonema do presidente Trump. […] relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York”, escreveu Lula.
Com a notícia da reaproximação, as pautas da conversa vieram à tona. O presidente contou que aproveitou a ligação para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e a suspensão das medidas restritivas impostas a autoridades do Brasil.
A resposta de Trump, segundo Lula, foi designar seu Secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às tratativas com a equipe brasileira.
Do lado do Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira foram encarregados de seguir com o diálogo para os próximos passos.
A conversa por telefone acontece duas semanas após um reencontro entre os dois líderes nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde eles teriam demonstrado “boa química pessoal”.
No momento, Lula avalia três possibilidades para o encontro presencial com Trump: em uma cúpula na Malásia, na COP 30 em Belém, em 2026, ou em uma viagem oficial aos Estados Unidos.
Nesta situação, a troca de telefones e a promessa de uma “via direta de comunicação” são vistas como um passo importante para a “restauração das relações amigáveis” entre os países.