noticias

Após ligação com Lula, Trump afirma ter ‘gostado’ da conversa; Planalto fala em negociar taxas

Diálogo entre os governos abre porta para redução de taxas.

Nesta segunda-feira (06/10), o Planalto divulgou mais informações sobre o diálogo entre o presidente Lula e o Donald Trump, presidente dos EUA. Durante a conversa, os dois trataram de questões econômicas.

Segundo as informações do planalto, Trump e Lula tiveram uma conversa “amistosa” e trataram principalmente sobre as questões sobre o tarifaço. O Brasil lida, há meses, com a imposição de taxas abusivas por parte dos EUA.

Além do Planalto, quem também falou sobre a conversa foi o próprio Donald Trump. Pelas redes sociais, ele afirmou ter gostado da conversa com o presidente brasileiro.

Depois dessa primeira conversa entre os dois mandatários, as negociações sobre as sobretaxas vão ser conduzidas pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Do lado brasileiro, Lula deve dar espaço para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira assumirem as negociações.

O próprio vice-presidente se manifestou do lado brasileiro e se mostrou positivo em relação as negociações. “Foi uma reunião extremamente positiva e que acho que ela vai ter próximos passos importantes”, declarou.

“Nós estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha —win-win— nessa relação com investimentos recíprocos e equacionamento na questão tarifária”, concluiu Alckmin.

Apesar de ambos os governos terem assumido uma postura de diálogo, as negociações podem não ser fáceis. Do lado estadunidense, o governo Trump associou a redução das taxas à liberdade do ex-presidente Bolsonaro.

Já do lado brasileiro, Lula tem sido firme em dizer que a soberania brasileira não esta aberta para negociação. Ainda assim, os EUA tem enfrentado dificuldades com os preços de alguns produtos alimentícios, o que pode levar a uma situação em que a negociação se torna necessária. Os próximos dias deverão trazer mais informações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo