noticias

SC: Defesa Civil faz alerta de clima severo com potencial de tempestades em várias regiões do estado

O estado vem sofrendo com fortes chuvas neste verão.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades severas que devem atingir diversas cidades do estado, incluindo Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

O aviso destaca a possibilidade de raios, rajadas de vento, granizo e chuvas intensas, com risco moderado a alto de alagamentos, destelhamentos e danos estruturais e pede que a população fique atenta e se mantenha em segurança.

A instabilidade atmosférica, intensificada pelo calor e pela alta umidade, favorece a formação de temporais isolados, começando na tarde deste sábado (18). O fenômeno deve se concentrar principalmente no litoral e áreas próximas, onde chuvas localizadas podem ser intensas.

A Defesa Civil aponta que o risco é moderado nas áreas sinalizadas em amarelo e baixo nas áreas em verde, embora quedas de galhos, árvores e interrupções na rede elétrica não estejam descartadas.

No domingo (19), as condições climáticas se agravam com a aproximação de uma frente fria, que deve provocar chuvas mais abrangentes e tempestades a partir da tarde.

A previsão indica que as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul serão as primeiras a registrar temporais. A condição climática se intensifica na segunda-feira (20), com chuvas espalhadas por todas as regiões de Santa Catarina, apresentando risco alto nas áreas marcadas em laranja no mapa de monitoramento.

A Defesa Civil orienta que a população adote medidas preventivas para evitar acidentes e minimizar os impactos das tempestades. Entre as principais recomendações estão:

Com a previsão de agravamento das condições climáticas, é fundamental que os moradores das áreas afetadas permaneçam atentos aos alertas e atualizações das autoridades locais, priorizando a segurança e a proteção de suas famílias e propriedades.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button