SC: Após onda de calor acima dos 37º, Defesa Civil faz alerta de ‘clima severo’ com incidência de temporais

A região do litoral de Santa Catarina pode ser a mais afetada.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para os moradores do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devido ao risco de alagamentos e enxurradas nesta terça-feira (04).
Em outras regiões, como o Litoral Sul, Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte, o perigo está relacionado à ocorrência de temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
Na quarta-feira (05), a instabilidade climática deve se concentrar entre o Litoral Norte, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, mantendo o risco de chuvas fortes e tempestades localizadas.
A previsão meteorológica indica que a combinação de calor e umidade, a partir da tarde de terça-feira (04), favorecerá a formação de temporais isolados. O risco de eventos extremos é classificado como moderado a alto.
Durante o período da tarde, as temperaturas podem ultrapassar os 35°C no Grande Oeste e atingir 32°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí. Na quarta-feira (05), as condições climáticas permanecem semelhantes aos dias anteriores.
Novos temporais devem se formar ao longo do dia, com maior intensidade entre a tarde e a noite. Pela manhã, as temperaturas oscilam entre 15°C e 18°C nas regiões serranas e variam entre 18°C e 24°C no restante do estado. À tarde, as máximas podem chegar a 37°C no Grande Oeste e até 33°C no Litoral e Vale do Itajaí.
Na quinta-feira (06), há previsão de intensificação das condições de tempo severo. O dia deve começar com céu encoberto e sensação de abafamento. Com algumas aberturas de sol, as temperaturas subirão rapidamente, favorecendo a formação de instabilidades atmosféricas.
Entre a tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria, associada à formação de um ciclone, aumentará as chances de temporais e chuvas intensas, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
A instabilidade climática deve persistir na sexta-feira (07) e no sábado (08), devido à influência de um ciclone próximo à costa do Uruguai. A previsão é de tempo instável em todo o estado, com potencial para temporais em diversas regiões.
A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos às atualizações meteorológicas e tomem precauções diante do risco de fenômenos climáticos adversos.