Famosos

Ratinho visita o neto e se derrete: ‘Compromisso mais importante da semana’

Ratinho, de 67 anos, compartilhou com seus seguidores na web seu momento mais importante desta sexta-feira (28). “O meu compromisso mais importante da semana: visitar meu netinho Noah”, escreveu o apresentador na legenda da imagem em que aparece dando a mão para o menino, que completou cinco anos em abril deste ano.

Os fãs de Ratinho curtiram a publicação. “Doses de amor e alegria que revigoram depois de uma boa semana completa”, escreveu um. “Você é um ser humano que admiro demais. Muita luz sempre na sua vida”, postou outro.

Noah é filho de Gabriel Massa e Bruna Januário e nasceu com hidrocefalia. Além dele, Ratinho – que é casado com Solange Massa desde 1981 e pai de três filhos (Ratinho Jr., Gabriel e Rafael) – também é avô de Carlos Alberto, Alana, Yasmin, Gabriele, Aurora e Alícia.

Em entrevista à apresentadora Patrícia Abravanel, Ratinho falou sobre a saúde do neto e enalteceu o amor e cuidado da família com ele. “Essa é uma condição que causa o acúmulo de líquido no cérebro, levando ao inchaço da cabeça. Ele é nosso anjinho, tem que cuidar dele. Ele é muito bonzinho”, elogiou Ratinho, destacando a importância do apoio familiar. “Temos que viver com as limitações que ele tem, mas com o mesmo amor”, completou o apresentador.

Segundo o informações do site do médico Drauzio Varella, a hidrocefalia se caracteriza pelo acúmulo de líquidos na cabeça. O excesso retido faz com que os ventrículos cerebrais se dilatem, provocando danos nas estruturas encefálicas.

Hidrocefalia (hidro = água + céfalo = cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo) e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges.

Esse acúmulo pode ser causado por um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido cefalorraquidiano ou por algum tipo de obstrução que impeça sua circulação e drenagem. O fato é que o excesso retido faz os ventrículos cerebrais dilatarem, o que pode provocar compressão e danos nas estruturas encefálicas.

A hidrocefalia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças e nos idosos. E pode ser congênita ou adquirida. A forma congênita está presente no nascimento, mas pode ser identificada dentro do útero materno ou se manifestar apenas ao longo dos primeiros meses de vida.

Apesar de nem sempre ser possível determinar a causa exata do distúrbio, é certo que estão envolvidos fatores genéticos e hereditários, assim como a ocorrência de doenças infecciosas (toxoplasmose, citomegalovirus, rubéola, sífilis, meningite etc.), e o uso de drogas (cocaína, por exemplo) durante a gestação.

A espinha bífida (mielomeningocele), malformação da medula espinhal e das estruturas que a protegem, é causa frequente da hidrocefalia congênita. Bebês prematuros e de baixo peso ao nascer também correm risco maior de apresentar a enfermidade.

Infelizmente, a hidrocefalia ainda não tem cura. No entanto, pouco ou nada se pode fazer contra as alterações cromossômicas responsáveis pelo aparecimento da doença congênita, nos outros casos, existem fatores de risco que podem ser evitados com alguns cuidados simples, como usar capacete de proteção apropriado para a prática de esportes para evitar traumatismos cranianos e hemorragias cerebrais, que fatores de risco que podem estar correlacionados com casos de hidrocefalia adquirida; procurar o ginecologista se está nos planos do casal engravidar para atualizar o calendário de vacinas e tomar ácido fólico antes e durante a gestação; e cuidar da alimentação, não comendo carne de porco crua, mal passada ou de procedência desconhecida para evitar que um parasita do porco danifique o sistema nervoso central.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button