noticias

Papa sofre com insuficiência respiratória, diz Vaticano

O Papa Francisco de 88 anos, foi internado há 17 dias.

O Vaticano divulgou uma atualização sobre o estado de saúde do papa Francisco nesta segunda-feira (3). Segundo o boletim médico emitido pela Santa Sé, o pontífice enfrentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda devido ao acúmulo significativo de muco endobrônquico, o que resultou em broncoespasmo.

Para lidar com a situação, foram realizadas duas broncoscopias para remover as secreções, além da retomada da ventilação mecânica não invasiva. Apesar da gravidade do quadro, o boletim ressalta que Francisco permaneceu consciente, cooperativo e orientado.

No entanto, a evolução do seu estado de saúde segue incerta, mantendo o prognóstico reservado. O termo “prognóstico reservado” é utilizado na medicina para indicar que o quadro de um paciente é considerado grave, exigindo monitoramento intensivo.

Isso significa que, embora haja estabilidade momentânea, a evolução da doença ainda não pode ser determinada com precisão. Internado há 17 dias, o papa Francisco manifestou gratidão às orações dos fiéis e ao empenho dos profissionais de saúde que o acompanham.

No domingo (2), por meio de uma mensagem divulgada pelo Vaticano no Angelus, ele expressou sua confiança em Deus e destacou a importância da fé em momentos difíceis.

Além disso, em sua mensagem, reiterou orações pela paz em regiões afetadas por conflitos, mencionando países como Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e Kivu.

Na última sexta-feira (28), o Vaticano já havia informado sobre um agravamento no quadro respiratório do papa, atribuído a um episódio de broncoespasmo que resultou em vômitos e dificuldades respiratórias. No entanto, durante o fim de semana, o quadro permaneceu estável, sem novos sinais de piora.

Diante do estado de saúde do pontífice, a preocupação entre os fiéis e líderes católicos ao redor do mundo cresce, mas a equipe médica segue monitorando sua recuperação de perto.

O Vaticano não informou previsão de alta, mas reforça que Francisco continua recebendo os cuidados necessários para enfrentar essa fase delicada. Os fiéis estão unidos em oração e desolados com as últimas notícias sobre o atual estado de saúde do líder da igreja católica.

Related Articles

One Comment

  1. I’m really impressed together with your writing abilities as neatly as with the format for your weblog. Is this a paid subject matter or did you customize it your self? Anyway stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to look a nice weblog like this one nowadays!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button