Milei faz graves acusações contra Moraes após ele tomar atitude contra Bolsonaro
Milei se pronunciou e fez graves acusações contra Moraes após decisão tomada contra Bolsonaro.
De forma recente, o atual presidente da Argentina, Javier Milei, criticou a decisão de Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir que o ex-presidente Bolsonaro conseguisse viajar para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Entrevistados por canais de comunicação, Milei diz que se tratou de uma medida de censura e que considera lamentável todo o caso de restrição imposta ao ex-presidente da República.
Jair Bolsonaro foi convidado a participar da cerimônia de posse do republicano em Washington, que foi realizada nesta última segunda-feira, dia 20 de janeiro, mas acabou tendo o seu pedido de devoluação do passaporte negado.
Milei acredita que essa decisão demonstra uma tentativa de limitar a atuação política de Bolsonaro, a quem considera como um grande amigo e um aliado regional. O líder também aproveitou para criticar o governo de Lula, referindo-se a ele como um ‘regime’.
A decisão de não permitir que Bolsonaro viajasse foi decidida por conta de ter sido alegado um risco de fuga por parte do ex-presidente que está sendo investigado por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após as eleições de 2022.
Como foi impossibilitado de comparecer pessoalmente ao evento, o ex-presidente foi representado por sua esposa, Michelle Bolsonaro, e o seu filho, Eduardo Bolsonaro.
A decisão do STF gerou repercussão internacional, especialmente entre os aliados conservadores de Bolsonaro, como Milei e Trump, que tem ganhado destaque neste momento por conta de suas decisões e falas que são consideradas polêmicas por muitos nas redes sociais.
Críticos da medida alegam que ela representa uma ameaça às liberdades individuais e políticas, enquanto seus defensores apontam a necessidade de garantir que Bolsonaro permaneça no Brasil para responder às acusações.