noticias

Lula volta a falar sobre EUA e diz o que pensa após conversar com Trump: ‘Não queremos…’

Lula voltou a se pronunciar e disse o que pensa dos EUA após conversa com Trump.

Após dias de intensa negociação diplomática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou otimista com a crise entre Brasil e Estados Unidos, nesta última quinta-feira, dia 9 de outubro.

Durante um evento na Bahia, ele afirmou acreditar que o “problema do Brasil com os Estados Unidos será resolvido”. Com isso, ele trouxe sua perspectiva sobre o que pensa diante do relacionamento entre os dois países.

Em um discurso do presidente na inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, ele declarou o seguinte. “A gente  quer estar bem com os EUA […] Não queremos estar mal com nenhum país”, disse Lula, que defende uma relação civilizada.

Com a notícia de sua fala, a crítica de Lula ao “tarifaço” imposto por Donald Trump foi o ponto alto. O presidente afirmou que não concorda com a taxação dos produtos brasileiros, pois ela teria sido feita “com base em coisas que não eram verdadeiras.

Para ele, isto foi realizado em uma clara alusão às alegações de perseguição a Jair Bolsonaro. Os bastidores da diplomacia já estão em movimento para resolver a crise.

Nesta mesma quinta-feira, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, conversou por telefone com o Secretário de Estado americano, Marco Rubio. Os dois combinaram uma reunião presencial em Washington para dar continuidade às negociações.

A reaproximação entre os dois países começou na última segunda-feira, quando Lula e Trump conversaram por telefone. Na ocasião, o presidente brasileiro pediu o fim das tarifas, que estão em vigor desde agosto, e das sanções contra autoridades brasileiras.

No momento, o governo busca reverter a crise com os EUA e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação com a China. No mesmo discurso, Lula também criticou a derrota de seu governo na Câmara na votação da taxação dos super-ricos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo