noticias

Lula manda recado diretamente para Trump após ameaças: “Estou orgulhoso…”

O atual presidente mandou um recado para Trump ao ter sido entrevistado pelo jornal ‘The New York Times’.

Após dias de uma crise diplomática sem precedentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um dos jornais mais influentes do mundo para se manifestar, neste último domingo, dia 14 de setembro.

Em um artigo publicado no “The New York Times”, Lula mandou um recado direto ao presidente americano, Donald Trump, afirmando que a soberania brasileira “não está na mesa” de negociações.

No artigo, intitulado como uma resposta “aberta e franca” ao presidente americano. Nele, Lula diz se orgulhar da recente condenação de Jair Bolsonaro pelo STF.

“Estou orgulhoso da Suprema Corte brasileira pela decisão histórica […]. Isso não foi um ‘caça às bruxas’”, escreveu o presidente. Com a publicação do artigo, a defesa da soberania nacional foi o ponto alto do texto de Lula.

“Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. No entanto, a democracia e soberania brasileiras não estão na mesa”, declarou, em um recado firme contra as tarifas impostas pelos EUA.

Em sua argumentação, o presidente brasileiro usou uma tática diplomática refinada. Ele citou um discurso do próprio Trump na ONU, em 2017, no qual o americano defendia o “respeito mútuo” entre nações soberanas.

Com isso, Lula declarou que é desta maneira que enxerga a relação entre o Brasil e os Estados Unidos. O artigo vem na esteira da histórica condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, na última quinta-feira.

A Primeira Turma do STF sentenciou o ex-mandatário a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado, decisão que gerou a reação do governo americano.

No momento, a crise entre Brasil e EUA continua, com as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em vigor. O artigo de Lula, no entanto, é visto como a resposta mais contundente do governo brasileiro até agora, buscando por diálogo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo