Isenção de IR, fim da escala 6×1 e crise no INSS: vídeo traz discurso completo com promessas de Lula no Dia do Trabalhador

O discurso do presidente Lula em 5 pontos.
Através de um pronunciamento transmitido durante o período da noite desta quarta-feira, dia 30 de abril, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, fez discursos próximo ao Dia do Trabalhador com anúncios voltados para aqueles que trabalham.
Diferentemente dos anos anteriores, ele optou por não participar de atos públicos e gravou seu discurso no Palácio da Alvadora. Entre os destaques, estão a proposta de redução da jornada 6×1, isenção de Imposto de Renda e medidas contra fraudes no INSS.
Ao falar sobre o fim da jornada 6×1, o presidente prometeu que irá se aprofundar no debate para extinguir essa escala de trabalho, que permite ao trabalhador apenas um dia de folga. Ele apoia a Proposta de Emenda que está em tramitação na Câmara.
O texto, que já conta com 218 assinaturas, também propõe que a carga horária semanal seja reduzida de 44 para 36 horas. “É hora de equilibrar vida profissional e bem-estar”, declarou o presidente, sem dar maiores detalhes sobre os próximos passos.
Ao falar sobre isenção de IR para aqueles que ganham até 5 mil reais, Lula declarou que é uma prioridade de seu governo e que a expectativa é que isso vigore a partir de 2026. Ele também falou sobre o Desenrola Brasil, programa social que ajuda a negociar divídas.
O presidenta também comentou sobre um esquema de desvio de 6,3 bilhões de reais de beneficiários do INSS entre 2019 e 2024. Ele determinou que os responsáveis sejam processados.
Pronunciamento: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora pic.twitter.com/85sUY94nKR
— Lula (@LulaOficial) April 30, 2025
Ao falar sobre a educação, citou a expansão de 100 novos campus do Instituto Federal e também comentou sobre o programa Pé-de-Meia, que tem como objetivo auxiliar financeiramente estudantes do ensino médio.
Pela primeira vez em seu mandato, ele não compareceu a atos realizados no dia primeiro de Maio, provavelmente, para evitar repetir o baixo público presente em 2024.
Na última terça-feira, dia 29 de abril, líderes sindicais entregaram ao Planalto uma agenda com vinte e seis demandas, incluindo o fim da escala 6×1 e a insenção de IR.
Para que as promessas se cumpram irá depender de avanços legislativos e orçamentários saírem do papel para se tornar realidade. As expectativas são grandes.