noticias

Hugo Motta impede manobra da oposição para tentar salvar mandato de Eduardo Bolsonaro

Presidente da Câmara não aceitou indicação do deputado.

Nesta terça-feira (23/09), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria na Câmara.

A indicação era uma manobra tentada pela oposição para evitar a cassação do mandato do parlamentar. Eduardo Bolsonaro esta morando nos EUA desde fevereiro deste ano e pediu licença de cargo.

Se tivesse o nome aprovado, Eduardo Bolsonaro poderia não perder o mandato já que teria uma maior flexibilização no direito a faltas. A ideia era tentar emplacar a viagem do deputado aos EUA como “missão autorizada” no exterior.

Inicialmente, Eduardo entrou com pedido de licença na Câmara mas esse recurso já venceu e agora o deputado esta tendo as faltas contadas. Dessa forma, Eduardo corre sério risco de perder seu mandato.

A situação do filho do ex-presidente é bastante delicada. No Brasil, Bolsonaro teve contas bloqueadas pelo STF no contexto de investigações. Na última semana, ele foi denunciado pela PGR por coação no curso do processo.

Outro ponto delicado para Eduardo foi o bloqueio de contas do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso porque, antes de sofrer os bloqueios, Jair Bolsonaro chegou a fazer transferências elevadas ao filho. Sem renda, a permanência nos EUA pode se tornar difícil.

Eduardo viajou aos Estados Unidos sob pretexto de estar em diálogo com o governo de Donald Trump pela defesa da democracia brasileira, afirmando que o país vive uma espécie de ditadura do judiciário.

Na prática, no entanto, o que o deputado conseguiu foi articular sanções e tarifas contra o Estado Brasileiro, com a exigência de que o ex-presidente Bolsonaro não seja preso em troca da suspensão das sanções. A atuação de Eduardo no exterior, inclusive, tem gerado críticas e foi alvo de um inquérito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo