‘Foi apenas uma colher’: jovem de 23 anos fica tetraplégica ao consumir alimento que muita gente adora
Após primeiros sintomas aparecerem, estudante procurou hospital e ficou internada.
Uma jovem de 23 anos de idade acabou ficando tetraplégica após comer um alimento bastante comum. Identificada como Cláudia de Albuquerque Celada, a mulher deu detalhes do que aconteceu.
Brasileira, Cláudia estava nos Estados Unidos quando consumiu uma sopa em lata. Na ocasião, a jovem fazia um intercâmbio na cidade de Aspen, no Colorado, e acabou contraindo botulismo devido à ingestão da comida, que estava contaminada por uma bactéria.
Após contrair a bactéria cujo nome científico é Clostridium botulinum, a jovem, que é conhecida como Cacau, não demorou a ver os sintomas surgirem. Em fevereiro desde ano, a estudante precisou ser hospitalizada nos Estados Unidos reclamando de tonturas e falta de ar.
Devido à gravidade do caso, Cacau teve que ser colocada nos aparelhos para conseguir respirar. Na ocasião, a jovem já estava com o corpo paralizado. Ao Uol, ela contou não ter ingerido grande quantidade da sopa.
“Foi apenas uma colher. Senti muito cansaço, tontura, visão turva. Dormi o dia inteiro. Comecei a sentir falta de ar pela madrugada. Sempre estive consciente, somente o corpo não respondia aos comandos”, lembra.
Cacau contou ainda que apesar de acompanhar tudo ao seu redor, não era capaz de se comunicar. Antes de ser transferida para um hospital de São Paulo, a jovem passou mais de dois meses internada nos Estados Unidos.
Vale destacar que a sopa, assim como outros alimentos enlatados, são bastante consumidos nos EUA. Para o Ministério da Saúde brasileiro, é raro contrair a doença adquirida por Cacau através de comidas em lata.
A irmã de Casau, Luisa, relevou que os gastos com exames e hospitalização somavam cerca de US$ 2 milhões. O plano cobria apenas US$ 100 mil.