noticias

Em clima pouco amistoso, governo ucraniano recusa reunião com Lula

Segundo portais brasileiros, o governo do país europeu não vê conversa com Lula com bons olhos.

Nesta sexta-feira (04/04), o governo ucraniano se manifestou sobre uma possível reunião entre Volodymyr Zelensky e o presidente Lula. O possível encontro vinha sendo noticiado pela imprensa nos últimos dias.

No entanto, segundo comunicado do próprio governo ucraniano, o encontro não vai acontecer. Em tom crítico contra o presidente brasileiro, fontes do governo do país europeu apontou “cinismo” na postura de Lula.

Segundo as informações que circulam na imprensa, o Brasil teria procurado o governo ucraniano na última terça-feira (1º/4). O governo brasileiro queria uma reunião nesta sexta, mas o pedido foi negado pelo governo ucraniano.

Lula e Volodymyr Zelensky já se encontraram antes, mas a relação entre os dois chefes de estado nunca foi exatamente boa. O Brasil integra o Brics, um bloco comercial que conta com a Rússia como participante. Além disso, o governo mantem uma boa relação com o governo da Rússia.

Para Zelensky, Lula favorece o governo russo. O presidente ucraniano já criticou a proposta de paz proposta pelo governo brasileiro, que foi elaborada em parceria com a China.

Um dos principais pontos de tensão para o encontro, que aconteceria nesta sexta, é a visita oficial que Lula tem programada para a Rússia, prevista para o mês que vem. Para Zelensky, a visita seria mais um gesto de Lula no sentido de favorecer a Rússia.

Segundo apurou o portal Metrópoles, o governo ucraniano vinha procurando contato com o Brasil para discutir a proposta de paz. A mais recente procura teria acontecido em 13 de março, mas sem resposta do governo brasileiro.

Um fonte do governo ucraniano, ouvida pelo Metrópoles, ainda relata que Zelensky enviou duas cartas ao governo brasileiro, mas sem obter resposta. “Você acha que existe confiança suficiente para que Zelensky peça a Lula para mediar com Putin depois dessa conduta desrespeitosa? Isso é uma piada”, teria dito a fonte.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button