Com chegada de ciclone extratropical, Defesa Civil emite alerta e diz quais cuidados devem ser tomados

A Defesa Civil emitiu um alerta e explicou com mais detalhes quais são os cuidados que devem ser tomados diante da chegada do ciclone.
Após um final de semana de tempo ameno, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta importante, nesta última segunda-feira, dia 8 de setembro.
A aproximação de um novo ciclone extratropical deve trazer ventos fortes para quase todo o estado entre hoje e a próxima terça-feira, dia 9 de setembro.
As fontes são do próprio órgão estadual, que listou as diversas regiões que precisam de maior atenção. O alerta vale para a capital e Grande São Paulo, a Baixada Santista, o Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira e grandes áreas do interior.
Com a notícia do novo ciclone, a preocupação se volta para os possíveis estragos. Com isso, o órgão se preocupou e trouxe mais detalhes sobre possíveis cuidados.
As rajadas de vento, segundo os modelos meteorológicos, podem ter forte intensidade, com capacidade para causar transtornos como quedas de árvores e o destelhamento de imóveis.
No interior paulista, a situação exige um cuidado redobrado. Além dos transtornos urbanos, os ventos fortes podem complicar o risco de incêndios florestais, espalhando rapidamente focos de queimadas em áreas de vegetação seca, que são comuns nesta época do ano.
Desde a emissão do alerta, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas para minimizar os riscos. A recomendação é se afastar de árvores, não permanecer em locais abertos e, principalmente, não realizar nenhum tipo de queimada.
No momento, o estado de São Paulo está em alerta, e a população deve acompanhar as atualizações oficiais do tempo para ter mais informações sobre quais serão os próximos passos.
Em caso de emergência, as autoridades reforçam que o contato deve ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.