Buscas por jovem que desapareceu em enxurrada em SP continuam e pai faz triste desabafo: ‘ano inteiro’

A cidade de São Paulo e outras regiões do estado estão sofrendo com fortes tempestades.
As buscas pelo jovem de 24 anos que desapareceu durante a enxurrada, na Zona Sul de São Paulo, continuam neste domingo (9). Erik Santos foi visto pela última vez na noite de quinta-feira (6), quando fortes chuvas atingiram a cidade.
Seu veículo foi encontrado na madrugada de sexta-feira (7), completamente destruído dentro de um córrego da região. Os trabalhos de resgate, realizados pelo Corpo de Bombeiros, já estão no terceiro dia.
O pai do jovem, Joselito Veridiano da Silva, acompanha de perto as buscas, demonstrando grande emoção e esperança em encontrar o filho. “Todo dia [venho acompanhar]. Se for possível passar o ano inteiro nessa busca, ela vai continuar até encontrar o meu filho. Se Deus recolheu ele, eu só quero, nem que seja, o corpo dele para eu fazer o enterro digno do meu filho. Eu preciso disso. Eu preciso pelo menos dar essa dignidade para ele”, desabafou o pai.
O córrego onde Erik desapareceu é o Moenda Velha, que tem sua nascente no bairro e percorre diversos pontos da Zona Sul até desaguar no Rio Pinheiros. Os bombeiros iniciaram as buscas no local onde o carro foi localizado e planejam seguir o percurso do córrego por aproximadamente 12 km, até sua junção com o Rio Pinheiros.
O veículo de Erik foi encontrado em um trecho da Rua Marmeleira da Índia, onde o córrego transborda com facilidade. Durante o temporal, a água cobriu completamente o carro, tornando impossível sua visualização. Somente após o nível da água baixar foi possível identificar a destruição causada pela correnteza.
Familiares e amigos relataram que Erik conseguiu atender uma ligação telefônica durante a tempestade, mas estava ofegante e não conseguiu dizer nada antes da comunicação ser interrompida.
O temporal que atingiu São Paulo na noite de quinta-feira provocou alagamentos em diversas vias, comprometeu o funcionamento do transporte público e causou a queda de árvores em vários pontos da cidade.
As equipes de resgate seguem mobilizadas para tentar localizar o jovem, enquanto sua família aguarda por respostas. A tragédia reforça os riscos causados por enchentes urbanas e a necessidade de medidas para minimizar os impactos das chuvas intensas na capital paulista.