noticias

Bolsonaro espera que Trump o ajude a reverter inelegibilidade: ‘influencia no mundo’

Ex-presidente brasileiro deu declaração polêmica.

Bolsonaro enfrenta uma situação delicada na Justiça brasileira. Ao longo dos últimos anos, o ex-presidente acumulou processos judiciais e agora enfrenta o risco de ser alvo do mais grave deles.

Isso porque Bolsonaro é um dos alvos investigados pela Polícia Federal dentro do inquérito sobre a tentativa de golpe de estado. Bolsonaro é suspeito de ter atuado para articular um golpe com o objetivo de impedir a posse de Lula nas últimas eleições presidenciais.

O ex-presidente nega as acusações, mas a Polícia acredita ter provas suficientes para aponta-lo como um dos suspeitos. Caso seja denunciado, Bolsonaro pode ser julgado e condenado pelo crime. O ex-presidente também é um dos alvos no inquérito das fake news.

Nos últimos dias, o assunto ganhou força depois que Bolsonaro tentou recuperar seu passaporte para acompanhar a posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Ele, no entanto, acabou tendo o pedido negado por Alexandre de Moraes.

O ex-mandatário acompanhou a esposa no aeroporto, no último sábado, e falou com a imprensa. Emocionado, Bolsonaro chorou ao lamentar sobre o impedimento de viajar para os EUA, mas também afirmou esperar que Trump possa ajudar a recuperar seus direitos políticos.

“Mas, com toda certeza, se ele me convidou, ele tem a certeza que pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades politicas, como essas duas minhas que eu tive”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente então traçou paralelos entre a trajetória dele e a de Trump, apontando semelhanças e rasgando elogios ao novo presidente dos EUA. “[Trump] já tem influencia no mundo todo da presença dele”, disse Bolsonaro.

Em seu discurso, Bolsonaro não detalhou como espera que Trump ajude sua situação. A declaração chama a atenção porque a interferência externa no sistema jurídico de um país pode configurar uma violação a soberania nacional.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button