Após repercussão negativa, Lula se retrata por ter dito que traficantes são ‘vítimas’ de usuários

Presidente defendia que o combate ao tráfico depende do cuidado com o usuário.
Nesta sexta-feira (24/10), o presidente Lula se manifestou após repercussão negativa de uma declaração feita em evento na Indonésia. Durante discurso, Lula afirmou que os traficantes são “vítimas” dos usuários de drogas.
Na retratação, o presidente afirmou que sua frase foi “mal colocada” e chamou a atenção para as ações do governo federal na segurança pública, afirmando que “mais importante que as palavras são as ações”.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”, disse Lula.
O presidente então chamou a atenção para as iniciativas do governo federal, citando a “maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país”.
A declaração polêmica foi feita em meio a um discurso sobre as ações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no território da América do Sul em pretexto de combate ao tráfico internacional de drogas.
Lula criticou o governo estadunidense pela intervenção em territórios de outros países e listou as dificuldades em tratar da questão das drogas, ressaltando que a indústria das drogas envolve uma co-dependência entre quem vende a droga e quem consome a droga.
Ao falar sobre essa relação, Lula afirmou que o tráfico é “vítima” dos usuários, defendendo que o combate ao tráfico também depende do cuidado com os usuários, mas articulando extremamente mal as palavras.
A declaração gerou extremo mal-estar e vem sendo alvo de críticas da oposição, que tem tecido críticas contra o presidente petista. Em meio a repercussão, o presidente fez a publicação se retratando sobre o assunto.



