Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu não segura as lágrimas ao falar da destruição da cidade; veja vídeo

Grande parte da cidade foi destruída após tempestade
O silêncio que tomou conta de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, só é interrompido pelo som das retroescavadeiras e pelo choro contido dos moradores.
Após a passagem de um tornado classificado como EF3, com ventos que chegaram a 250 km/h, cerca de 90% da cidade foi destruída, segundo a Defesa Civil. Casas, escolas e comércios viraram escombros em questão de minutos.
Diante do cenário de destruição, o prefeito da cidade, visivelmente emocionado, afirmou em entrevista que o município precisará ser reconstruído do zero já que a grande maioria dos imóveis ficaram completamente destruídos.
Ao comentar sobre a destruição da cidade, as consequências e a necessidade de apoio, o prefeito não conseguiu se segurar e com a voz embargada, relatou que tinha outro sonho para a cidade.
O tornado, que atingiu a cidade nesta última sexta, dia 7 de novembro, deixou seis mortos e centenas de pessoas feridas. As vítimas foram identificadas como Julia Kwapis (14 anos), Adriane Maria de Moura (47), Jose Neri Geremias (53), Jurandir Nogueira Ferreira (49), Claudino Paulino Risse (57) e Jose Gieteski (83).
Mais de 750 pessoas ficaram feridas e mil estão desalojadas, abrigadas em escolas e ginásios improvisados com ajuda de cidades vizinhas. O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias em todo o estado e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que permite medidas emergenciais para acelerar o socorro e a reconstrução.
Video
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin também enviaram mensagens de solidariedade e anunciaram o envio de ministros e equipes da Defesa Civil para apoiar o município.
Neste momento difícil, diversas autoridades a nível estadual e federal devem se unir para fornecer o apoio necessário para os cidadãos da cidade de Rio Bonito do Iguaçu para reconstruírem suas vidas.



