noticias

Ator que viveu ‘Pedrinho’ na primeira versão de ‘Sítio do Picapau Amarelo’ tem morte confirmada

No momento, o Brasil se encontra de luto após a partida de uma ator ter sido confirmada na região de SP e mais detalhes foram expostos.

Após uma longa batalha contra uma doença pulmonar, a televisão brasileira se despediu de um de seus pioneiros, nesta última segunda-feira, dia 6 de outubro, aos 83 anos de idade.

O ator, historiador e escritor David José, conhecido por ter sido o primeiro intérprete do personagem Pedrinho na TV, no “Sítio do Picapau Amarelo”, faleceu em São Paulo.

A assessoria do ator confirmou a triste notícia. A morte foi causada por complicações de uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma condição agressiva contra a qual ele lutava desde que foi diagnosticado, em 2017.

Com a notícia de sua morte, seu papel mais marcante foi imediatamente relembrado. Entre 1955 e 1959, na TV Tupi, David José deu vida ao primeiro Pedrinho da história da televisão, na adaptação da obra de Monteiro Lobato, marcando a infância de uma geração.

Além da carreira artística, David José também teve uma vida acadêmica brilhante e multifacetada. Ele se formou em Ciências Sociais e fez seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), além de ter um mestrado em Sociologia por uma universidade de Paris.

Com isso, ele se destaca tanto como ator quanto intelectual.  Desde os 12 anos, quando estreou no teatro, o artista não parou. Ele participou de novelas importantes, como “O Tempo e o Vento”, na TV Excelsior, e de peças icônicas do teatro de arena.

Algumas das peças que ele participou foram, “Arena Conta Tiradentes”, dirigida por Augusto Boal, trabalhando com grandes nomes de sua geração.

No momento, a família se despede do artista. O velório de David José acontece nesta terça-feira (7), em São Paulo, das 9h às 13h. Ele deixa a esposa, a psicóloga Lígia Todescan Lessa Mattos, dois filhos, Paulo e Luiz, e dois netos, além de um grande legado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo