Durante sessão, vereadora diz ser a favor da violência contra a mulher: ‘merece apanhar’

Vídeo do discurso viralizou nas redes sociais e gerou revolta.
O Brasil ostenta números assustadores quando o assunto é violência doméstica, especialmente entre os dados de violência contra a mulher. O combate a esse tipo de crime deve ser constante e depende das leis para continuar avançando, ainda assim, alguns episódios geram frustração.
Nesta semana, a declaração de uma vereadora do interior do Amazonas gerou revolta. Elizabeth Maciel (Republicanos), vereadora do município de Borba, chocou durante uma sessão plenária ao se declarar a favor da violência contra a mulher.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim. Quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra, quando a mulher bate no homem. Tem mulher que merece apanhar, tem sim. Sabe por quê? Às vezes, eu já presenciei caso em que a mulher se bate sozinha para condenar o homem”, disse.
A vereadora, conhecida localmente como “Betinha” seguiu afirmando ser a favor da violência contra a mulher e disse, sem apresentar provas de nenhuma espécie, que mulheres tentam se beneficiar da Lei Maria da Penha.
A declaração foi feita durante plenária e foi filmada. O vídeo do discurso viralizou nas redes sociais e gerou enorme revolta, fazendo com que a vereadora voltasse a se pronunciar, dessa vez com outro discurso.
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos) disse em sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, na segunda (29), que é “a favor da violência contra mulher”. A vereadora diz que “tem mulher que merece apanhar”. Elizabeth se manifestava em defesa do vereador… pic.twitter.com/6CtjzJ8WYX
— InfoMoney (@infomoney) September 30, 2025
“Reconheço que, ao me manifestar em plenário, utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz, que não corresponde ao que penso nem ao que desejo transmitir”, disse. A vereadora também pediu desculpas.
Ainda sobre o assunto, a vereadora afirmou que o episódio vai servir para sua reflexão pessoal e também política. A vereadora também se comprometeu a agir de forma mais responsável e respeitosa daqui para frente.
Nas redes sociais, e também na região, o discurso foi recebido com revolta pela população em geral.