noticias

Dino vota a favor de condenação de Bolsonaro e seus aliados

Dino segue Moraes e vota a favor pela condenação.

Após um primeiro dia de julgamento tenso no STF, o placar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro começou a se formar, nesta última terça-feira, dia 9 de setembro.

O ministro Flávio Dino acompanhou o relator, Alexandre de Moraes, e também votou pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus na ação que apura a suposta trama golpista.

As fontes são da sessão da Primeira Turma do STF, transmitida ao vivo, onde Dino fez questão de ressaltar em seu voto: “Esse julgamento não é um julgamento das Forças Armadas”.

Ele também se posicionou de forma contundente contra a possibilidade de anistia ou indulto para crimes cometidos contra a democracia. Com a notícia de seu voto, a principal novidade foi sua análise sobre as penas. Embora não tenha definido os anos de prisão para cada um, o ministro indicou a necessidade de penas maiores para Bolsonaro.

Além do ex-presidente, ele também citou os nomes Braga Netto, Anderson Torres, Almir Garnier e Mauro Cid, e considerou a possibilidade de reduzir as sentenças de Paulo Sérgio Nogueira, Ramagem e Augusto Heleno.

O voto de Dino seguiu a linha dura do relator, Alexandre de Moraes, que em uma longa explanação, classificou Bolsonaro como o líder de uma “organização criminosa”.

Em seu voto, Moraes afirmou que “não há dúvida de que houve tentativa de golpe sob a liderança de Bolsonaro”, usando organogramas para detalhar o papel de cada réu.

Desde o início desta semana, o STF julga o chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe. Os oito réus, respondem por crimes como organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No momento, com o placar em 2 a 0 pela condenação, a expectativa se volta para os próximos votos. O ministro Luiz Fux deve apresentar seu voto nesta quarta-feira, seguido por Cármen Lúcia e Cristiano Zanin nos próximos dias.

A tendência, até agora, aponta para um desfecho desfavorável para o ex-presidente e seus aliados. Com isso, mais detalhes devem ser divulgados em breve.

Related Articles

Back to top button