noticias

Religiosa e abençoada pelo papa: conheça a freira brasileira mais velha do mundo que morreu aos 116 anos

Inah Canabarro Lucas, era uma freira gaúcha que ficou reconhecida como a pessoa mais longeva do mundo. Seu falecimento foi confirmado nesta última quarta-feira, dia 30 de maio, aos 116 anos de idade, na região de Porto Alegre.

Nascida em 1908, no Rio Grande do Sul, sua vida foi marcada por uma grande devoção religiosa, uma paixão pelo Sport Club Internacional e amor à cultura tradicional do estado em que nasceu.

O seu velório irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 1 de maio, a partir das 8h, em um cemitério local, com sepultamento previsto para as 15h30. Mais detalhes sobre sua vida foram divulgados.

Inah ingressou na vida religiosa quando tinha apenas 16 anos de idade. Em 1928, ela fez votos como freita no Uruguai, e anos depois, lecionou português e matemática no Rio de Janeiro e em sua cidade natal.

Mesmo com a idade avançada, ela prezava por uma rotina disciplinada, tendo horários fixos para refeições, orações e descanso. “Era acolhedora, comunicativa e dedicada ao trabalho”, destacou Rita Fernandes Barbosa, coordenadora da Congregação das Irmãs Teresianas.

Mesmo nascendo antes da fundação do Internacional, que ocorreu em 1909, ela era uma torcedora fervorosa, tendo camisas, casacos e até almofaas. O Inter lamentou sua morte através de uma nota oficial. Uma outra paixão era pelo churrasco gaúcho.

Aos 106 anos, ela enfrentou sua primeira cirurgia, a de catarata, o que permitiu que ela continuasse com a pintura em tecido, um hobby mantido até os 112 anos. Mesmo com perda auditiva e visual, gostava de manter sua independência.

Em seu atestado de óbito, a causa foi apontada como falência múltipla de órgãos, sem doenças específicas. Em 2018, ela recebeu a bênção apostólica do Papa Francisco.

Com a morte da freira, ela deixou um grande legado de resilência e amor ao próximo. Sua história certamente irá inspirar as futuras gerações que agora lamntam sua partida.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button