noticias

Após misturar produtos de limpeza para lavar o banheiro, mulher morre e caso serve de alerta

A mulher misturou diversos produtos de limpeza e não resitiu. Mais detalhes foram expostos.

Uma tragédia doméstica chocou a família de Deusineide de Sousa, 63 anos, na última sexta-feira, dia 18 de abril, em Goiânia. A aposentada faleceu após inalar gases tóxicos gerados pela mistura de cloro e Intercap, um detergente desincrustante ácido, enquanto limpava o banheiro de casa.

O caso, investigado pela Polícia Civil, alerta para os perigos da combinação inadequada de produtos químicos, prática comum em tarefas domésticas. É necessário tomar os devidos cuidados.

De acordo com relatos de familiares, a vítima havia almoçado e decidido higienizar o banheiro por volta das 14h. Sem proteção adequada, ela misturou cloro  com Intercap, produto industrializado para limpeza pesada de veículos, com alta concentração de ácido fosfórico.

A reação química entre os componentes liberou gases como cloramina e gás cloro, substâncias altamente tóxicas que afetam o sistema respiratório. Minutos após a exposição, a idosa começou a passar mal, com sintomas como falta de ar, tontura e ardência nos olhos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, constatou o óbito. A família suspeita que a bronquite crônica, condição de saúde pré-existente de Deusineide, tenha agravado a intoxicação.

“Ela sempre reclamava da falta de ar, mas nunca imaginamos que uma limpeza rotineira teria esse desfecho”, desabafou uma prima, que preferiu não se identificar.

A Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte, mas peritos já adiantam que a inalação de gases corrosivos provavelmente causou edema pulmonar ou parada cardiorrespiratória.

O caso reforça alertas da Anvisa sobre os riscos de misturar produtos de limpeza. Cloro e ácidos, por exemplo, jamais devem ser combinados, pois geram reações exotérmicas (liberam calor) e emitem vapores letais, mesmo em ambientes ventilados.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button